Autor: Quadion

  25 de março de 2021

5 dicas para economizar sem perder a qualidade


5 dicas para economizar sem perder a qualidade

Dicas para economizar e, automaticamente, aumentar os lucros das empresas são um assunto que nunca sai de pauta entre os gestores das organizações. Ferramentas tecnológicas são aliadas nesses momentos.

A tecnologia vai além das diversas possibilidades de redução de custos, inovações e competitividade às empresas. Em um mercado que está constantemente se atualizando, passar por esses processos de implementação e utilização da tecnologia para acompanhá-lo e não perder seu espaço é extremamente necessário.

Essa quebra em processos padrões para adoção de métodos mais eficientes e que reduzam os gastos pode ser difícil, principalmente para organizações que realizam a mesma forma de operações durante anos.

Neste material separamos 5 dicas para economizar. Confira!

Dicas para economizar: use tecnologia em diversos processos da sua empresa

A redução de custos dentro de uma organização é um dos fatores que fazem com que ela aumente seus lucros e, consequentemente, obtenha maior desenvolvimento. São fatores que precisam estar bem alinhados para que seu negócio cresça e ganhe espaço no mercado.

Em situações de crise, a tecnologia é uma aliada e pode ser o diferencial para manter o seu negócio funcionando até a estabilização do mercado ou, até mesmo, quando a crise é interna.

Atendimento ao cliente

A primeira das nossas dicas para economizar é sobre o atendimento, que é o contato inicial do seu público com a empresa.

Nesse ponto podemos usar a expressão popular de que a primeira impressão é a que fica, porque em casos de relação com o seu público nem sempre dá tempo de mudar a visão dele sobre sua marca.

Por esse motivo, o contato do consumidor com a sua empresa precisa ser uma experiência positiva.

Para ajudar na gestão dessa etapa, plataformas e softwares de atendimento agregam ao seu serviço, tornando-o mais rápido, dinâmico e eficaz. Clientes querem soluções rápidas, e essas plataformas auxiliam nessa etapa.

O tempo que você leva para retornar a solicitação do cliente é determinante para efetuar a venda ou, no caso dele já fazer parte da sua carteira, mantê-lo.

É para simplificar este relacionamento que plataformas como o Opa! Suite foram desenvolvidas. O Opa! Suite é uma plataforma multicanal que unifica todos os canais de atendimento, facilitando o controle dos contatos dos clientes com a empresa.

Em suas funcionalidades ele permite que você acompanhe os status de atendimento, automatize respostas através do chatbot, e gerencie históricos e relatórios. Além disso, possui versão desktop e mobile, tornando tudo ainda mais simples e ágil.

Utilização das mídias sociais para prospecção de clientes

O mundo está cada vez mais conectado e digital, logo, os consumidores também. A internet é um meio de comunicação que quando bem utilizado pode ser assertivo na prospecção e manutenção de clientes.

Investir em mídias pagas ajuda a alcançar, impactar e engajar os consumidores a sua marca. Elas ajudam ainda a solidificar seu posicionamento e os valores que norteiam seu negócio. A identificação das pessoas com a sua marca cria uma conexão. Essa consolidação aumenta o número de vendas e retorno financeiro.

Aos poucos sua marca se tornará conhecida, e o marketing passará a ser feito também por seus clientes de forma orgânica. Vale lembrar que o retorno alcançado através de estratégias e investimento nessas ferramentas entrega resultados satisfatórios, pois possui uma segmentação específica para o seu público.

O seu investimento é direcionado ao público correto, facilitando a tomada de decisões que, quando bem tomadas, resultam em economia.

Pesquisas apontam que 96% dos brasileiros utilizam a internet para pesquisar sobre produtos e serviços antes de consumí-los. Se o consumidor está na plataforma, sua empresa também precisa estar.

Ferramentas como o Google Meu Negócio permite que você interaja com seus clientes, possibilitando a mensuração da visibilidade pelo público-alvo.

Tecnologia para assinatura de contratos

Diversas empresas já fazem uso de ferramentas para assinatura de contratos de forma on-line. As assinaturas realizadas através dessas plataformas possuem validade jurídica, tanto quanto a de documentos autenticados em cartório.

Em passos simples, e que geralmente são guiados, para novos usuários você agiliza processos, consegue atender uma demanda maior pela economia de tempo e aumenta a lucratividade.

A utilização dessas ferramentas tornou-se efetiva durante a pandemia de Covid-19, devido ao distanciamento social. É possível encontrar diversas opções para a realização de assinatura digital, como o Go Contratos, Pars, Clicksing, Autentique e Portal de Assinaturas. 

A validação de documentos com assinatura digital passou a ter efeito jurídico após a criação da Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileiras no ano de 2001. A ICP garante essa validação para qualquer assinatura realizada por meio eletrônico em todo território nacional.

Implementar a utilização desses meios a sua empresa pode ser uma forma eficiente de economizar recursos e aumentar a produtividade do setor administrativo responsável pela documentação do seu negócio.

Tecnologia na segurança da sua empresa

Investir na segurança da sua empresa é extremamente importante e uma das nossas principais dicas para economizar sem perder a qualidade. Tanto para a estrutura física quanto para os sistemas utilizados.

Isso garante que um prejuízo maior envolvendo perda de dados ou furtos não ocorra. Vale lembrar também que prezar pela segurança dos seus colaboradores não tem preço.

A Quadion é uma empresa de portaria remota especialista em tecnologia e segurança. Através das suas portarias remotas, como a Qbox, o atendimento é efetuado a distância através de câmeras e sistema de comunicação integrado à central.

O acesso do usuário é liberado somente após sua identificação através biometria ou tag. No caso de visitantes, o acesso é liberado pelo usuário cadastrado na central da Quadion, permitindo a entrada de forma rápida, fácil e segura.

Em casos de situações de risco, o sistema pode ser utilizado para notificar a central da Quadion, que emitirá um chamado à polícia e será comunicado ao responsável pela empresa. O monitoramento é feito 24 horas por dia, 7 dias por semana.

A Qbox possui ainda histórico de entrada e saída e pode ser personalizada de acordo com a necessidade do cliente.Sua integração com circuitos internos permite o monitoramento do sistema de câmeras pelos usuários, além de contar com identificação de chamadas.

Quando o assunto é economia, a tecnologia presente na Qbox apresenta uma redução de até 60% nos custos de condomínios, e mantém a regularidade evitando problemas trabalhistas por desvio de função de portaria.

Controle de custos

A gestão de custos dá segurança à empresa. Saber os valores exatos que são gastos mensalmente influenciam diretamente nos resultados.

Ela fornece informações sobre o rendimento e o desempenho de cada setor da empresa, e, dessa forma, auxilia no controle, planejamento e desenvolvimento de ações, além de conduzir a tomada de decisões.

Não basta economizar, você precisa saber quanto e no que está economizando, assim como ter controle sobre esses dados, pois a boa administração deles resultará no aumento da receita.

Softwares de gestão trazem diversos benefícios, como ajudar na gestão financeira e de estoque, emissão de boletos e notas fiscais e geração de relatórios. Fluxo de caixa e automatização de contas a pagar também deixam de ser um problema com a implementação dessa tecnologia.

Para saber mais sobre esse assunto leia o conteúdo Diminuindo os custos da sua empresa.


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