Autor: Quadion

  21 de maio de 2021

Como funciona uma parceria White Label


Como funciona uma parceria White Label

Novos modelos de negócio estão ganhando cada vez mais força e notoriedade no mercado brasileiro. Muito disso está relacionado à velocidade com que o mercado se atualiza, exigindo um esforço a mais de gestores e empreendedores para não ficarem para trás. 

A tecnologia e a inovação também estão presentes em boa parte desses novos modelos. Entre eles, está o modelo  White Label, que apesar de não ser novo no mercado, tem conquistado uma atenção maior nos últimos anos.

Quer saber como funciona uma parceria White Label? Neste conteúdo falamos sobre o que é e quais são os benefícios desse modelo. Confira!

O que é White Label?

O formato de negócio White Label não é novo no mercado. Os primeiros registros de utilização, na internet, surgiram 20 anos atrás. No entanto, sua força no mercado brasileiro chegou nos últimos anos.

De forma prática, White Label é um modelo de terceirização. Ou seja, uma empresa desenvolve a tecnologia, produto ou serviço e permite que ele seja personalizado e revendido por outras empresas. 

A integradora, ou revendedora, não tem custos com a criação do equipamento e/ou software, e pode, inclusive, lucrar ao adicionar uma taxa na hora de negociar com seus clientes. Por outro lado, apesar de poder revendê-lo com sua marca, a integradora não detém direitos sobre a licença do produto ou serviço.

Para exemplificar, vamos utilizar a tecnologia desenvolvida pela Quadion. Os integradores têm acesso aos produtos e serviços da Quadion para portarias remotas, sem precisar investir tempo e dinheiro para desenvolvê-los.

Geralmente são empresas do ramo de segurança e tecnologia, que incrementam sua gama de produtos com a tecnologia da Quadion. No momento de revender para seus clientes, elas personalizam o sistema, colocando sua identidade visual nele. 

Vantagens do modelo

Esse modelo de negócio entrega diversas vantagens, tanto à empresa desenvolvedora do produto ou serviço, quanto aos terceirizados que os revendem.

Para a empresa dona da tecnologia, é uma excelente opção para expandir a atuação. Com a ajuda dos integradores, ela espalha sua tecnologia para regiões que muitas vezes não conseguiriam atender sozinhas. Dessa forma, o produto ou serviço alcança um número maior de pessoas, que acessam a solução através de uma empresa com a qual já trabalham.

De certa forma, os integradores realizam uma espécie de marketing para a empresa desenvolvedora. A visibilidade na revenda acaba sendo benéfica para ambas as partes. A empresa desenvolvedora expande, e a integradora tem sua marca atrelada a um produto com qualidade, sem precisar investir no desenvolvimento, além de aumentar a lucratividade.

O modelo é guiado pela integração da empresa desenvolvedora com a integradora, e, posteriormente, com o cliente final. Vale lembrar que alguns pontos devem ser verificados, tanto pela desenvolvedora quanto pela integradora, para que a parceria seja efetivamente um bom negócio e gere resultados positivos para os dois lados.

Pontos importantes

Pesquisar sobre a história da empresa com a qual você está fechando parceria é extremamente importante para que o formato White Label funcione. 

Antes de firmar contrato, certifique-se da procedência da empresa, seus vínculos com outras organizações, feedback de consumidores e como é o relacionamento entre eles. 

Essa pesquisa pode ser feita em sites de reclamação, redes sociais e, se possível, conversando com clientes e outras empresas vinculadas. Todo cuidado é pouco no momento de atrelar seu nome ou seu produto a outro negócio. 

Tenha certeza de que as intenções vão ao encontro dos valores, propósito e posicionamento do seu negócio. Depois de verificar a reputação da empresa, registre o acordo em contrato. Deveres e obrigações de ambas as partes precisam estar especificadas e claras, para que isso não se torne um problema futuramente.

Para integradores, vale a pena adquirir o serviço ou produto para sua empresa antes de revender aos seus clientes. Esse ‘teste’ da tecnologia que você irá representar é um benefício também para a empresa desenvolvedora, que terá certeza de que seus integradores possuem amplo conhecimento  do produto, aumentando a credibilidade no seu discurso de venda. Afinal, para realizar a venda de um produto, você precisa conhecê-lo.

O bom relacionamento entre desenvolvedora e integradora faz muita diferença para o sucesso da parceria.

Principal diferença entre o modelo White Label e franquias

Sem sombra de dúvidas, a principal diferença entre esses dois modelos é a flexibilidade e personalização do White Label, que não existe no modelo tradicional de franquias.

No modelo de franquias, o franqueado recebe orientações do franqueador e deve segui-las de acordo com o padrão estabelecido pela marca. O franqueado é um representante e não um parceiro. Atendimento, preços, produtos, ambiente… Tudo deve seguir o formato exigido pelo franqueador.

Existe, ainda, um investimento inicial para se tornar representante de uma franquia, além de uma taxa periódica de manutenção, baseada no faturamento do estabelecimento.

No modelo White Label, por outro lado, o integrador tem liberdade para personalizar o produto ou serviço adquirido da desenvolvedora, como incluir sua identidade visual. 

Além disso, o integrador pode melhorar a sua remuneração na mesma medida que ampliar o seu faturamento.

E, ao contrário do modelo de franquias, no formato White Label o investimento inicial, quando existe, é muito menor, e as taxas de manutenção ou porcentagem sobre as revendas também não são implementadas.

White Label Quadion

A Quadion trabalha com o modelo White Label, oferecendo toda a flexibilidade, personalização e vantagens desse formato para seus integradores.

Sem investimentos iniciais, sendo um integrador Quadion, você aumenta a lucratividade da sua empresa desde o primeiro contrato, oferecendo a tecnologia da portaria remota sem custos com o desenvolvimento do produto ou com central de monitoramento.

Nossos integradores atendem as necessidades dos clientes e a Quadion realiza o monitoramento e o controle de acesso, em qualquer lugar do Brasil.

Além de trabalhar com uma tecnologia reconhecida no mercado, você começa imediatamente, sem custo e sem complicação.

Oferecemos a solução completa para você ter lucro já no primeiro contrato, além de acesso total a hardware, software, central 24 horas, treinamento e materiais específicos para cada serviço prestado.

Entre em contato e saiba mais.


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