Autor: Quadion

  17 de março de 2021

Diminuir custos da sua empresa: 5 soluções tecnológicas para economizar


Diminuir custos da sua empresa: 5 soluções tecnológicas para economizar

Diminuir os custos internos nas operações das empresas é um desafio que está presente no cotidiano dos gestores.

Encontrar soluções que gerem uma redução nos gastos é uma tarefa que esteve sempre presente no setor administrativo das organizações, independentemente do seu porte.

Melhorar os recursos tecnológicos e implementá-los no dia a dia operacional das empresas otimiza diversos processos, principalmente internos, o que consequentemente gera diversos benefícios. 

Entre esses, o controle de despesas, pois automatizar processos e trazer inovações para dentro das empresas já provaram ser uma forma eficiente de economizar.

Neste conteúdo, vamos abordar 5 soluções tecnológicas que ajudarão na redução de custos da sua empresa. Boa leitura!

1. Diminuir custos e aumentar a eficiência: sua empresa on

Uma forma eficiente para gerar economia ao seu negócio é torná-lo on. Isso não está ligado ao formato da sua empresa, mas a formas mais fáceis de administrá-la com a ajuda de ferramentas como Drive e softwares.

Esse processo para tornar o seu negócio on desvincula a sua empresa de modelos convencionais com a utilização de hardwares, como servidores. Essa migração influencia diretamente nos valores gastos pela empresa mensalmente.

Entre outros benefícios de manter sua empresa on está a otimização das tarefas do cotidiano. Vamos utilizar como exemplo o Drive. Com a implementação dessa ferramenta, ou de outras com essa mesma funcionalidade, softwares e serviços não ficam armazenados nos computadores e servidores físicos dentro das empresas. 

As informações ficam salvas em servidores localizados na web, que podem ser acessados de forma on-line de qualquer lugar. Para isso, é necessário somente estar conectado a uma rede de internet e possuir login e senha de acesso.

Além de trazer mais segurança para os dados, reduzir gastos com infraestrutura e tornar o processo de acesso a informações mais eficiente e remoto, essas ferramentas ainda podem ser personalizadas de acordo com a necessidade de armazenamento da organização.

2. Softwares de gestão e automação de tarefas ajudam a diminuir custos

Ligado ao processo de tornar sua empresa on, outro fator que pode influenciar diretamente na diminuição de custos, e até mesmo aumento dos lucros, são os softwares de gestão.

Através deles é possível automatizar tarefas do dia a dia que não requerem acompanhamento direto. Tarefas repetitivas como emitir notas fiscais podem ser realizadas por esses softwares, evitando que o colaborador responsável pelo setor perca tempo que pode ser dedicado a outras funções que necessitem da sua atenção.

Esses softwares permitem também que você tenha uma visão macro da empresa, com todos os setores integrados a eles, para que nenhum sofra.

Existem ainda softwares de gestão que permitem agendamentos de serviços, elaboração de relatórios, unificação de atendimentos em um só canal, entre outras funcionalidades que conversam diretamente com a redução de custos, planejamento estratégico, assertividade, eficiência e aumento da produtividade nos processos.

3. Utilização de métodos sustentáveis para diminuir custos mensais

A sustentabilidade está ganhando cada vez mais espaço e voz no mercado. Empresas que utilizam métodos sustentáveis, além de diminuir custos mensais, aumentam sua credibilidade com o público.

Olhar para os impactos que causamos ao meio ambiente diariamente tem sido uma pauta recorrente. As empresas e os consumidores estão mais atentos a possibilidades que diminuam ou zerem os impactos ao planeta.

A geração de energia solar e eólica é um dos exemplos mais fortes. Esses modelos estão crescendo exponencialmente, tanto para o segmento comercial quanto para o residencial.

Os benefícios que a geração de energia limpa e renovável traz aos envolvidos acabam tornando seu custo/benefício excelente, fazendo com que a sua implementação torne-se cada vez maior. 

Esses sistemas são responsáveis por uma economia significativa para as empresas, chegando a uma queda de 95% no valor gasto somente com energia elétrica. Outra forma sustentável e que ajuda na economia do seu negócio é a captação, tratamento e reaproveitamento de água da chuva. 

A utilização de recursos tecnológicos como os que vimos neste conteúdo também estão ligados à sustentabilidade e economia. Por exemplo, a economia de papel gerada pela boa utilização de outros recursos que diminuem a necessidade de impressões.

4. Invista na sua equipe e reduza custos futuros

Investir na capacitação dos colaboradores é um recurso conhecido pelos gestores. De fato, ele resulta também na diminuição de gastos dentro de uma organização. 

O mercado está mudando constantemente, e sua empresa precisa acompanhar para que não perca a competitividade. Por esse motivo, seus colaboradores precisam estar em constante aprendizado.

Treinamentos on-line, cursos ao vivo e videoconferências foram recursos trazidos pela tecnologia para agregar às empresas. Uma excelente alternativa para capacitação da sua equipe são cursos on-line, além de possuírem um ótimo custo/benefício.

Plataformas como Udemy concentra uma grande quantidade de cursos e pode ser a solução ideal para o seu dia a dia.

Durante a pandemia da Covid-19, a tecnologia se fez presente nas empresas pela necessidade imposta pelo momento. Videoconferências, por exemplo, passaram a ser a solução para respeitar o distanciamento e seguir com o fluxo de negócios.

Ferramentas como Meet e Zoom tornaram-se parte da equipe e também abriram precedentes para olharmos para as demandas de uma outra forma. Isso fez das reuniões remotas um colaborador permanente e uma maneira de adquirir conhecimento a distância.

5. Portarias remotas

Portarias remotas são um serviço em que o atendimento é realizado a distância. Sem dúvidas, uma tecnologia pensada para facilitar a vida e reduzir custos através da automatização de processos cotidianos.

Entre suas funcionalidades, que são realizadas de forma remota da palma da sua mão, por meio de acessos pelo celular, é possível atender a portaria, ter o acesso ao circuito de segurança, aos alarmes e sensores e à base de dados do sistema.

Além disso, é possível gerar enquetes e envio de documentos por malote on-line. Outra facilidade disponível on-line através dessas portarias é o compartilhamento de uma nuvem com informações sobre a empresa. Esses serviços de atendimento são realizados a distância. 

A existência de uma portaria remota para automatizar portões, câmeras e outros equipamentos, e conseguir se comunicar diretamente com uma central, em monitoramento em tempo real 24 horas por dia, gera uma redução de até 60% nos custos das empresas onde são utilizadas.

Acesse nosso site clicando aqui e saiba mais sobre esse assunto.


   Voltar aos posts

Voltar

Compartilhe